Siga-nos no : Facebook  

Agro-turismo

Agro-turismo

20161110_124108

Agro-turismo

        Instalamos um empreendimento de Turismo no Espaço Rural do grupo Agro-turismo. Este investimento pretende aliar intimamente a agricultura da Quinta dos Carvalhais ao turismo, com o conceito de “sustentabilidade” no meio e posto em prática em todas as vertentes. Temos um projeto educacional, de valorização agrícola e ambiental, que não se limita a proporcionar aos hóspedes o acompanhamento e conhecimento da atividade agrícola e a participação nos trabalhos desenvolvidos (principal valência), mas permita outras atividades lúdicas e recreativas. Com esta premissa, disponibilizamos na exploração agrícola de 27,82 ha, um conjunto de instalações, equipamentos e serviços que permitem apresentar um produto turístico completo e diversificado.
A reabilitação que fizemos, mantendo a traça original dos edifícios existentes e a construção de algumas infraestruturas e equipamentos, estão na base do nosso projeto.
     Os alojamentos disponíveis são constituídos por dois T1 e um T2 c/ 4 assoalhdas. Todos independentes e confortavelmente equipados.
     A existência de um espaço museológico, para acções de divulgação e Workshops, com conteúdos e equipamentos audiovisuais e o acesso á Internet gratuita permitem uma envolvente informativa e tecnológica atual e atrativa.
      A utilização de energias renováveis no empreendimento, levou-nos a prever uma pequena central de biomassa e uma estrutura de painéis solares.

Outras características do Empreendimento:

- Os alojamentos estão em contacto estreito com a floresta ( centenas de carvalhos na exploração que começam a 2 metros de distância do alojamento ), o que propicia aos hospedes um equilíbrio do seu estado de espirito através de um revigoramento natural , calmo e silencioso, próprio da natureza.
- A piscina e a sua zona envolvente de extrema beleza natural;
- Alojamentos com grande visibilidade para as diversas culturas agrícolas;
- Ambiente cuidado e limpo ( a existência de papeleiras e ecopontos infantis enquadráveis no meio envolvente revela-se um fator interessante e de responsabilização ambiental);
- O forno a lenha de pedra, com cerca 18 metros quadrados, cuja recuperação ficou muito interessante e obedeceu á construção original. Esta estrutura vai permitir que os hospedes aprendam e produzam o seu próprio pão;
- A eira onde os cerais eram malhados, foi também recuperada permitindo elucidar os hóspedes, de uma forma mais real, sobre o ciclo do pão.

Serviços integrados na Quinta e disponibilizados aos hóspedes :

Passeios pedestres

Os passeios/caminhadas têm como base as características do território envolvente. Poderão ser acompanhados.
“Caminhadas ao Rio”
A exploração agrícola e o empreendimento turístico situam-se na Bacia Hidrográfica do Alto Mondego. Três cursos de água pertencentes a esta bacia estão muito próximos da exploração agrícola:
Ribeiro da Quinta – Adjacente á exploração (é um dos seus limites; 0,00 m de distância )
Ribeira da Muxagata – 300 metros de distância
Rio Mondego – 4000 metros de distância, com a sua praia fluvial e a possibilidade de efetuar canoagem.
“Caminhadas para observação de fauna e flora”
A grande variedade de flora e fauna existente é merecedora de um percurso específico. Pode contar com a presença de um biólogo.
“Caminhada com o pastor”
A existência de várias explorações pecuárias, com os seus rebanhos de Ovelhas Serra da Estrela, adjacentes á Quinta dos Carvalhais , permite que as caminhadas sejam muito acompanhadas….
“Caminhada á montanha”
Rodeado de montes acentuados, revestidos a granito reluzente pela água que escorre do cimo, o Empreendimento TER, é um ponto de partida. Subir e escalar é uma tentação e o impulso é irresistível. Altimetria exigente.
“Caminhada á Sra. dos Milagres”
O Santuário da Sra. dos Milagres fica a 1500 metros de distância. Um lugar de culto que vale a pena visitar. A romaria das ovelhas e o parque de merendas esperam….
“Caminhada Nocturna”
De noite a lua cheia convida…. Arrisque percorrer, de noite, caminhos que conduzem a locais que se tornam estranhos e misteriosos.

 

Passeios de bicicletas

Os percursos não livres têm por base as caminhadas.

 

Passeios de burro

Uma exploração a 5 minutos de distância de carro, permitirá fornecer esse serviço aos hóspedes.

 

Mini-Rota do Queijo Serra da Estrela

A existência de várias queijarias artesanais próximas (a partir de 1000 mts de distancia) permite visitas guiadas a estas unidades produtivas, com a possibilidade de “meter as mãos na massa”, e aprender a fazer Queijo Serra da Estrela.

 

Mini-Rota do Azeite

A existência de três lagares de azeite próximos (o mais próximo a 2500 mts de distancia) permite visitas guiadas a estas unidades produtivas, com a possibilidade de “lagarada”.

 

Mini-Rota Vinhos de Quinta

A existência de várias explorações vinícolas na zona envolvente, permite visitas guiadas a estas unidades produtivas. A vindima é apenas uma das atividades que poderão ser efetuadas.

 

Birdwatching

A existência de condições ambientais excelentes (topográficas, altimétricas, vegetais e florestais , existência de inúmeros pontos de água acessíveis á fauna), permite que os recursos ornitológicos existentes sejam excelentes para a prática de Birdwatching. Identificamos um local altaneiro na exploração e a adquirimos equipamentos de observação. Vamos em colaboração com a CERVAS ( Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens ) e o Municipio de Fornos de Algodres ( Departamento Ambiental) desenvolver esta tipologia de Turismo de Natureza na nossa exploração.

 

Natação

As características da piscina existente, de acesso gratuito, permitem a prática de natação, de pendor mais desportivo, com condições bastante razoáveis.
Rodeada pelo Olival, pomar de mirtilos e pelo montado de carvalhos, permite, também, momentos de bem-estar e relaxe.

 

Parque Infantil

No meio do carvalhal está o parque infantil. Momentos de lazer para os clientes mais novos.

 

Passeios de TT

Passeios TT com o apoio do Esgalhada Club TT.

 

Horta Pedagógica

Direcionada essencialmente para as crianças.

 

 

 

Faça a Sua Reserva

Envie-nos uma Mensagem Diga-nos o tipo do alojamento, a data de chegada, o número de noites e os seus contactos, que nós entraremos em contacto.

Blog de Noticias

Gourmet do Agricultor

publi